Os regimes autoritários surgem em contextos de crise social e econômica prometendo estabilidade e ordem. O autoritarismo se caracteriza pela centralização do poder nas mãos de um líder ou pequeno grupo, recorrendo à censura, propaganda política e repressão social. Assim, mantém o controle, através da violação de direitos humanos e restrição das liberdades civis.
Avançar
Das seis constituições da República, as de 1937 e 1967 deram base a ditaduras, prevendo a suspensão de direitos e instituindo a censura. As de 1946 e 1988 expressam o esforço pela democratização.
Avançar
Avançar
As Forças Armadas estiveram presentes no golpe à Monarquia, iniciando a República; em 1930 alçaram Vargas ao poder, apesar de derrotado nas urnas; em 1964 depuseram o eleito João Goulart, iniciando 21 anos de ditadura.
Avançar
Multidão se aglomera em frente ao aeroporto Santos Dumont para acompanhar o embarque do corpo de Getúlio Vargas para São Borja
Avançar
[José Sarney na VII Convenção Nacional da Aliança Renovadora Nacional (ARENA)]
Avançar
Mesmo governos democráticos foram responsáveis por medidas autoritárias e de repercussão negativa, como o confisco da poupança por Collor, as políticas neoliberais de FHC e a reforma trabalhista de Temer.
Avançar
[Presidenta Dilma Rousseff em solenidade de posse na Presidência da República]
Escolha sua próxima sala!
CUIDADO,
HÁ PERIGO
NA
ESQUINA
O
NOVO
SEMPRE
VEM
CUIDADO, HÁ PERIGO NA
ESQUINA
O NOVO SEMPRE VEM